12/11/2010 12:29:00 AM

Construct - Plataforma de desenvolvimento gratuita!

Postado por Mike

Criação de jogos geralmente é algo complicado e que consome muito tempo não só de aprendizado mas também de criação, linguagens como C++, Python não são fáceis de se aprender e tentar se aventurar sozinho não é facil.
Para isso há programas que utilizam o método'Click&Create' onde com apenas cliques cria-se eventos e condições, tornando possível a criação de um jogo, alguns exemplos bastante conhecidos são Multimedia Fusion e Gamemaker.
porém todos eles tem uma 'pequena' desvantagem, são pagos. Muitas extensões poderosas só são possíveis de serem usadas nas últimas versões e só pagando pra adquirí-las.
Aí então que surge uma esperança...
"Construct" como é chamado, é um criador de games OPEN-SOURCE, ou seja, gratuito e em constante atualização pelos próprios desenvolvedores. Assim como MMF, este programa se baseia na idéia 'Click&Create', mas contém também suporte a linguagem Python que é integrado aos eventos e condições, quem está familiarizado com o MMF encontrará diversas semelhanças. Suporta também Pixel shaders, DirectX, sistema de física, suporte a objetos 3D(.obj) e muito mais.
Venho utilizando ele faz uma semana e até então o programa me agradou e muito.
Como ainda está em versão beta, é possível encontrar alguns poucos bugs mas nada que realmente atrapalhe.
Visitem www.scirra.com para mais informações ou para download!

Algumas perguntas frequentes a respeito do Construct:

Ele por ser gratuito, devo disponibilizar meus jogos gratuitamente também?
Não. Você poderá vender seus jogos criados no Construct, claro, contanto que seja você quem o criou, músicas, design, etc.

Há uma versão paga, mais completa dele?
Não, o programa é totalmente gratuito, open-source.

Preciso ter algum conhecimento sobre linguagens como C++, Lua, etc?
Não necessariamente, mas o programa tem suporte a python, se tiver algum conhecimento já ajudará. Você pode criar qualquer tipo de jogo sem nenhum uso de linguagem!

É possível criar jogos onlines no Construct?
Sim! Pode criar desde jogos multijogador para algumas pessoas até MMOs! Graças ao suporte a Python. Porém não esperem criar um MMO de um dia pro outro.

Onde posso encontrar tutoriais e tirar dúvidas?
No site oficial você encontrará diversos tutoriais e um forum para poder tirar dúvidas, apresentar seus projetos, e muito mais.

9/19/2010 10:26:00 PM

Terminando modo Single Player

Postado por Mike

Olá pessoal ;)
Como o título do post diz, estou terminando o modo single-player, como todo projeto, sempre há barreiras pela frente que surgem sem aviso, mas até então o andamento do projeto vai bem.
Single Player tem como objetivo haver 6 fases, uma mais difícil que a outra e no momento estou terminando a quinta, pretendo oferecer novos desafios a cada fase que se avança.
Terminando este modo, começarei a desenvolver o modo online, será um desafio e tanto. A intenção é entregar na versão final este modo online mas por enquanto é dificil prometer isso.

Até o próximo post galera e obrigado pelos comentários :D

9/14/2010 11:17:00 PM

Demo de Georetry disponível

Postado por Mike

Como prometido, disponibilizarei um demo do meu mais recente projeto, espero que gostem e continuem acessando meu blog para mais informações e mais a frente, uma versão mais completa do jogo ser liberada.

Espero que gostem e deixem seus comentários ;)

Clique aqui para baixar a demo.

Os comandos do jogo são bem simples:
Espaço - Pula
Enter - Pausa

É possível segurar o Espaço.

9/10/2010 12:27:00 AM

Novo projeto perto pra sair!

Postado por Mike

Estou fazendo um novo joguinho bem mais simples que os anteriores mas que vem chamando bastante atenção dentre amigos meus que já o testaram, ele é baseado em um jogo que eu gostei muito quando joguei, "Impossible Game" para XBOX 360, é um Indie game. Resolvi fazer um novo jogo no mesmo estilo mas com tudo que eu acho que faltou na versão original para ficar perfeito.

Por enquanto deixarei com vocês uma pequena imagem feita por meu amigo Ghigo para promover o joguinho!



Logo logo soltarei um demo para testarem ;)

3/07/2010 02:46:00 AM

Imagens iniciais

Postado por Mike

Enquanto desenvolvo a engine, A.I. dos inimigos e as funcionalidades do jogo, aqui vai as primeiras imagens do meu jogo Shoot'em Up.
Está no início ainda de produção então alguns detalhes devem mudar até o final.

2/28/2010 02:02:00 AM

Novo projeto e 2 tutoriais adicionados

Postado por Mike

Enquanto desenvolvo Super Cid, comecei recentemente um novo projeto, mais simples, no estilo Shoot'em up Vertical, onde se controla uma nave com incrível poder de fogo contra uma horda de inimigos. Contará com poucas fases, porém pretendo fazer um jogo bem desafiante. Assim que avançar um pouco mais o projeto, disponibilizarei um Demo aqui no site.
Na área de Tutoriais MMF, foram adicionados recentemente 2 pequenos exemplos, um deles contém uma engine de plataforma praticamente pronta e diversos comentários nos eventos para ninguém se perder, ou pelo menos, não tanto. O outro tutorial, com alguns eventos criados por mim, contém uma amostra da funcionalidade da extensão OINC que permite dois ou mais jogadores jogarem online.

2/24/2010 03:21:00 PM

Mais detalhes e primeiras imagens

Postado por Mike

Como prometido, aqui vai algumas informações a mais a respeito do meu projeto atual e imagens. Super Cid será o nome do jogo, Cid é o nome do alienígena que controlaremos, é do tipo que não fala muito e não gosta de piadinhas, principalmente as sem graça.
O jogo será passado no planeta do Cid, com certos locais bastante semelhantes aos da Terra e outros nem tanto.


Imagens iniciais de Super Cid: